Melasma facial: o que é e como evitar este tipo de manchas na pele?
Há certos tipos de pele que são mais propensos ao aparecimento de melasma no rosto e no corpo.
O melasma é uma condição da pele que resulta em manchas escuras, geralmente nas áreas mais expostas ao sol, como o rosto (melasma facial), pescoço e peito ou mãos.
Embora normalmente não existam complicações ou desconforto, as manchas do melasma podem ser uma fonte de embaraço ou constrangimento, por isso, se estás a passar por esta condição, vais querer saber tudo sobre o melasma no rosto e no corpo.
O que é o melasma?
O melasma é uma pigmentação castanha escura que tem várias causas e é agravada pelo sol, pelo que normalmente melhora no inverno. Aparece sobretudo no rosto (especialmente no nariz, na testa, nas bochechas e na parte superior do lábio), no pescoço e nas costas das mãos.
Estas manchas são provocadas por uma superprodução das células produtoras de pigmento da pele (as que nos dão a cor que temos) e que, se tiveres os devidos cuidados, acabam por desaparecer com o tempo.
Embora todas as pessoas possam ter melasma facial ou corporal em qualquer altura, é muito mais comum nas mulheres a partir dos 40 anos e as suas causas podem ser variadas: o stress, as alterações hormonais, algumas doenças da tiróide, certos medicamentos ou pílulas como os contracetivos orais, por exemplo, ou mesmo as luzes LED podem provocar este tipo de manchas.
Como cuidar da tua pele: tratamento do melasma
Se notares alguma alteração na cor da tua pele, o melhor é consultares o teu médico e/ou dermatologista para que este possa examinar-te com as ferramentas adequadas e excluir a hipótese de melanoma ou outras lesões que possam trazer complicações.
Além disso, um profissional de saúde poderá aconselhar-te sobre o tratamento para a redução do melasma, mais adequado à tua pele, como o peeling químico ou o laser.
Os produtos à base de vitamina C também são recomendados para as manchas, pois podem reduzir a pigmentação da pele.
Rotina para prevenir o melasma
Há certos tipos de pele que são mais propensos ao melasma no rosto e no corpo. Se é este o teu caso e queres saber como prevenir estas manchas, o melhor é começares por proteger a tua pele todos os dias do ano. Sim, mesmo nos dias mais nublados de inverno, aplica generosamente um protetor solar no rosto e nas zonas sensíveis que vão estar expostas ao sol.
Recomendamos-te que optes pela rotina completa de Vitamina C para uma pele luminosa, protegida e com um tom uniforme.
⦁ Começa por limpar o¨teu rosto com a água micelar da gama: limpa e ilumina num só passo.
⦁ Aplica o contorno de olhos com niacinamida, Vitamina C, cafeína e banana em pó para reduzir os sinais de fadiga e iluminar o olhar.
⦁ Continua com o soro anti-manchas (existe uma versão especial para a rotina noturna que também tem ácido hialurónico).
⦁ Depois, podes aplicar o novo SkinActive Vitamina C Fluído UV Diário Iluminador, que não só protege a pele dos danos causados pelo sol, como também combate visivelmente as manchas escuras. Para um efeito luminoso, opta por esta versão.