Como fazer madeixas em casa, passo a passo?
Se alguma vez utilizaste uma tinta de cabelo loura para as madeixas, podes ter reparado que a cor ficou um pouco alaranjada. Para o evitares, segue estes conselhos e consegue um aspeto perfeito.
O sol, a lavagem, a falta de hidratação, o cloro da piscina... são apenas algumas das razões pelas quais as madeixas louras se tornam alaranjadas com o passar do tempo. Embora cada cabelo seja afetado de uma forma diferente, a verdade é que a cor oxida e é necessário tonalizar as madeixas para recuperar a cor original.
A melhor forma de pintares as tuas madeixas é, antes de mais, antecipares a oxidação do teu cabelo. Para isso, é essencial escolher uma rotina de cuidados capilares adequada aos cabelos pintados. A utilização de um champô, condicionador e máscara especiais para cabelos pintados ou com madeixas é altamente recomendada para preservar a hidratação, o brilho e fazer com que a cor dure mais tempo.
Eis um guia, passo a passo, sobre como pintar o teu cabelo em casa para que possas cuidar da tua cor de uma forma simples.
Em que consiste a coloração?
Quando falamos em fazer madeixas, referimo-nos a alcançares o teu tom desejado, quer porque o tempo passou e o tom que utilizaste se desvaneceu, quer porque acabaste de aplicar a tinta e precisas de a suavizar para conseguires um efeito mais natural.
De facto, quando pintas as tuas madeixas, procuras um tom natural e bonito, longe dos amarelos e laranjas pouco lisonjeiros.
Como é que sabes que é altura de avivares as tuas madeixas? Principais sinais
Em geral, todos os cabelos pintados perdem o seu pigmento com o tempo e com as lavagens. Quando começares a notar que isso está a acontecer e que a cor que tens não é a aquela que querias inicialmente, é, então, altura de pintares as tuas madeixas.
Isto pode acontecer quando as madeixas louras ficam alaranjadas ou amareladas, com um resultado pouco natural e não tão bonito. Também quando aplicas uma coloração castanha para escurecer, o tom claro por baixo tende a aparecer.
Quais os produtos necessários para pintar as madeixas em casa: Prepara tudo!
Para pintares as tuas madeixas em casa, é aconselhável teres à mão alguns produtos para cuidares do teu cabelo e fazeres com que todo o processo decorra da melhor forma possível, para obteres resultados satisfatórios.
Em primeiro lugar, o matizador. Recomendamos Garnier Olia Super Matizante, uma máscara enriquecida com óleos florais naturais e pigmentos violetas. Este produto atenua progressivamente o efeito alaranjado em todos os tipos de louros e castanhos naturais ou pintados, para um cabelo natural e cheio de vida.
É um tratamento de correção da cor: atenua progressivamente o habitual efeito alaranjado dos louros e castanhos pintados, para obter um aspeto mais luminoso. É recomendado para cabelos pintados, mas também pode ser aplicado em cabelos naturais para um efeito mais luminoso.
E se quiseres saber como pintar as tuas madeixas para as tornar mais claras, o Olia Hi-Shine Toner Matizador é o aliado perfeito para os cabelos de cor clara, neutralizando instantaneamente os tons alaranjados e amarelados graças aos seus pigmentos frios, deixando um louro radiante e com mais brilho.
Completa a tua lista de produtos com um champô seco como o Original Remedies Azeitona Mítica e o amaciador e o condicionador da mesma gama, para nutrir o teu cabelo e mantê-lo brilhante e forte.
Passo a passo para pintar as madeixas em casa
- Prepara o cabelo. Desembaraça o cabelo húmido com um pente e separa-o em duas metades para facilitar a aplicação.
- Utiliza o produto. Aplica o produto de coloração escolhido e deixa-o atuar durante 5 minutos, se tiveres cabelo louro, ou 10 minutos, se o teu cabelo for castanho.
- Retira o produto. Enxagua com água abundante para eliminar todos os vestígios do produto.
- Realiza a manutenção. Repete esta rotina regularmente. A sua ação é progressiva, pelo que, pouco a pouco, verás como os tons amarelados ou alaranjados vão dando lugar a um tom mais natural e luminoso.
Cuidados posteriores para manteres o tom das tuas madeixas
Agora que recuperaste o tom que querias, está na hora de o manter: para isso, não te esqueças de continuar a hidratar e a nutrir o teu cabelo para o manter com um aspeto vivo e luminoso.
Além disso, utiliza sempre o mesmo produto de coloração para evitares perder a cor desejada e conseguires manter o seu aspeto perfeito durante mais tempo.